Primeira página manipuladora de O Globo sobre as Malas do Geddel é escolhida a maior cascata de 2017

A grande vencedora

 

Por apenas 10 votos, de  total de 1.219, o Globo conquistou o Prêmio King of the Kings-2017, maior reconhecimento no Brasil (o único, a bem da verdade) para os veículos e jornalistas que mais colaboraram com o avacalhamento do jornalismo no país. Este foi o décimo ano seguido que o prêmio concedido. A cascata vencedora foi a primeira página de 6 de setembro do ano passado, que você pode ver acima. Como não consegui apurar a primeira no dia 5 (se alguém souber, é só mandar o nome pelo e-mail aí do lado ou por qualquer meio – sigilo garantido), provisoriamente o título vai para toda cúpula do jornal.

A segunda colocação ficou com a fantástica Taís Herédia pela sua saudação ao desemprego que reduzia a inflação e aumentava o poder de compra dos brasileiros, inclusive os desempregados. Meses depois, Taís passou a ter como comprovar sua inovadora tese econômica na prática, pois foi demitida.

Estas foram as 10 maiores cascatas de 2017 – agradeço muito seu voto e colaboração para o sucesso do pleito e informo que já coleto cascatas para o King of the Kings-2018. Se tiver alguma colaboração, pode enviar que a avaliarei com o máximo prazer.

 

1. O Globo dá foto sobre Malas do Geddel, mas com manchete sobre Lula e Dilma. (100 votos/8%) – Não identificado.

2. Jornalista da GloboNews festeja recessão e desemprego por devolver poder de compra aos brasileiros (90/7%) – Taís Herédia

3. Folha usa foto de manifestação de 2016 para mostrar que protesto do MBL de 2017 foi um sucesso. (80/7%) – Não identificado.

4. Estudante tem a cabeça quebrada por cassetete empunhado por policial e e Folha diz que foi por “homem trajado de PM” (76/6%) – Não identificado.

5. Jornal Nacional torna glamourosa a necessidade de pobres terem de usar lenha para cozinhar (TV Globo) (76/6%) – Mônica Teixeira

6. Mídia esconde depoimento de advogado que expõe tráfico de influência na Lava-Jato (Todos). (76/7%)

7. Maluco conhecido diz ter levado mala de dinheiro para Lula e IstoÉ dá capa (73/6%) – Sérgio Pardellas e Germano Oliveira

8. Delegado da PF diz que não de precisa de provas para prender Lula, apenas “timing” certo (Veja) (72/6%) – Ullisses Campbell

9. Miriam Leitão afirma ter sido agredida por petistas durante voo, mas ninguém vê (O Globo) (70/6%)

10. IstoÉ afirma que PT tem célula dentro da PGR e domina Lava-Jato. (65/5%) – Mário Simas Filho.

Veja vence primeira seletiva do King of the Kings-2016; Estadão lidera Troféu Boimate

Neste momento de transe da nacionalidade, eis que chegamos ao resultado da primeira seletiva do King of the Kings, único prêmio do país a reconhecer os jornalistas que, dia a dia, de sol a sol, empregam todo o seu esforço em prol de avacalhar a própria profissão. São sete os classificados nesta seletiva para a final de janeiro de 2017 – as outras sete cascatas compõem, desde já, a lista da segunda seletiva. A vencedora foi a cascata “Veja anuncia que Lula vai pedir asilo na Itália e é desmentida pela embaixada do país”, com 97 votos, 13% do total de 720 sufrágios.

Além do Kofk para as cascatas individuais, há ainda o Troféu Boimate para o veículo mais cascateiro – pelo regulamento, a Veja está excluída por ser “hors concurs”, assim, ela não é contada mesmo tendo vencido a seletiva individual. Neste prêmio, o Estado de São Paulo disparou, com três cascatas.
Dito isto, vamos às listas:

King of the Kings (classificadas na primeira seletiva):

1. Veja anuncia que Lula vai pedir asilo na Itália e é desmentida pela embaixada do país – 97 votos (13%). Autoria: desconhecida.

2. Istoé afirma que presidenta está a um passo da loucura – 88 (12%). Autoria: Sérgio Pardellas e Débora Bergamasco.

3. Rede Globo divulga grampo realizado ilegalmente a mando de Sérgio Moro envolvendo a presidente da República – 85 (12%). Autoria: William Bonner.

4. Estado de São Paulo divulga lista de apoio a Sérgio Moro com nome de 500 juízes federais, mas assinaturas eram apenas 200, nem todas de juízes federais e algumas nem eram juízes – 78 (11%). Autoria: Fausto Macedo e Julia Affonso.

5. Estado de São Paulo publica como afirmação de Lula o que era uma corrente no What´s up – 65 (9%). Autoria: Vera Rosa e Adriano Ceolin.

6. Zero Hora troca FHC por Lula em charge sobre os R$ 100 milhões em propinas – 64 (9%). Autoria: Marco Aurélio.

7. Estado de São Paulo acusa Lula mencionando relatório da PF que não fala do ex-presidente – 53 (7%). Autoria: Ricardo Brandt, Andreza Matais, Fausto Macedo e Julia Affonso.

Troféu Boimate (colocação após a primeira seletiva *):

1. Estado de São Paulo: 3
2. Zero Hora, Rede Globo e IstoÉ – 1

* Pelo regulamento do prêmio, a Veja é “hours concours”