A fraude da Folha e o chute no balde

A fraude – desculpe aí, mas Glenn Greenwald e Erick Dau estão certos, não tem outra palavra – que a Folha cometeu ao divulgar pesquisa dizendo que 50% dos brasileiros querem que #foraTemer continue no governo, quando a verdade inteiramente diferente, quase oposta, para mim confirma que os donos dos veículos impressos de comunicação simplesmente chutaram o balde, desistiram do negócio – ou passaram a considerá-lo apenas um acessório de outros, em ramos diferentes. Confirma porque não foi o primeiro desatino editorial cometido nos últimos anos: centenas, talvez milhares, de matérias anteriores insuflaram o golpe de estado ora em andamento, os exemplos são numerosos e os mais significativos podem ser consultados por quem se interessar no Hall da Infâmia do King of the Kings (aí em cima).

Você pode argumentar que não foi o Otavinho que editou a lambança. Poderia ser assim se fosse uma cascata normal, dessas que a Folha edita três ou quatro vezes por semana. Essa não. Mentir deliberadamente para o leitor não está na alçada da direção de redação – arriscado demais, é decisão para dono, para quem manda, para quem toma as decisões estratégicas.

E sabe do que mais? Do ponto de vista de um dono de jornal, de cara que pensa apenas na última linha do balanço, aquela em que se vê se houve lucro ou prejú, a decisão de Otavinho é defensável.

Dê uma olhada nesta dupla tabela/gráfico. Ela foi montada a partir daquela pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República publicada ano passado, com dados apurados no fim de 2014, que vimos exaustivamente por aqui, e antes, portanto, da “débâcle” da circulação ocorrida ao longo de 2015 e início deste ano e apontada pelos números de IVC, também vistos por aqui (aliás, falaremos sério sobre os dados do IVC semana que vem, ok?).

 

 

Frequência de leitura de jornais por idade
Não precisa nenhum estatístico para ver qual o problema. Três em cada quatro brasileiros simplesmente não leem jornal. Nunca. Muito ruim, mas há mídia em situação pior – as revistas. Veja (com trocadilho, por favor).

 

Frequência de leitura de revistas por idade
O problema dos veículos impressos não se restringe ao Brasil, obviamente, e os dados obtidos pelo Pew Research Center e divulgados há pouco demonstram isso nos Estados Unidos. Esta situação se estende a quase todos os países, nos quais os jornais há muito deixaram de ser fontes primárias de notícias, como se vê nos gráficos abaixo, retirados do Digital News Report, edição 2015, publicado pelo Reuters Institute de Oxford – o primeiro mostra a variação dos meios como fontes primárias de notícias na Alemanha e na Dinamarca; o segundo a distribuição desta mesma variável por 15 países, incluindo o Bananão.

 

Reuters Institute Digital News Report 2015_Variação de fontes de notícias_Alemanha e Dinamarca.png

 

Reuters Institute Digital News Report 2015_Fontes de notícias por país.png
A diferença entre lá fora e aqui é a atitude dos “publishers” no que diz respeito ao declínio inexorável dos veículos impressos. Enquanto potências como New York Times e o grupo Axel Spring, da Alemanha, se viram procurando tornar suas reputações, construídas durante décadas, fontes de receitas por meio de novas ferramentas e produtos, os donos de veículos brasileiros definiram que, já que suas reputações nunca valeram de muito mesmo, vão radicalizar o que sempre fizeram: usar as publicações como armas apontadas para os Executivos visando tomar deles o que puderem em termos de publicidade oficial.

É dentro deste conceito que pode ser vista a fraude perpetrada pela Folha e capturada (haha) pelo The Intercept. Como jamais desenvolveram capacidades gerenciais reais, dedicando-se apenas a aprender as melhores formas de mamar nas tetas governamentais, os “publishers” tupinambás resolveram raspar o tacho – armaram o golpe e, agora, com o governo de #foraTemer no poder, partem com tudo para cima das verbas publicitárias manejadas pelo notório Eliseu Padilha. Se, pela boa, conseguirem emplacar um tucano em 2018 (se não alcançarem a meta de melar as eleições presidenciais até lá, o que seria melhor), terão mais cinco anos (é o novo período de mandato presidencial, lembra?) para saquear o que restar – se sobrar algo.

Se der tudo errado e a esquerda voltar ao poder, então se verá o que fazer. Uma opção para todos seria a “solução Abril”: vender parte minoritária das ações (como os Civita fizeram para o Naspers, em 2006) e/ou ir fundo no “branded content” (matéria ou publicações inteiras que falam de um tema de forma jornalística, mas pagas por anunciante ou grupo de anunciantes – um passo além do publieditorial, pois não há aviso de que é matéria paga em lugar algum). A autorização, por parte de #foraTemer, permitindo que o Grupo Globo repasse indiretamente as suas concessões poderia ser um passo preliminar para a primeira ideia. O Grupo Folha da Manhã, nesse contexto, está numa posição muito boa, pois, hoje, o jornal, além de arma para assaltar os cofres públicos, é pouco mais do que um gerador de tráfego para o UOL, a “rede Globo” dos Frias.

Assim, quando mestre Bob Fernandes pergunta se os donos das empresas de comunicação não sabem que as pessoas estão vendo a hipocrisia deles no processo político pelo qual o país passa atualmente, a resposta é sim. Sabem. Só não se importam.

P.S.: Você seguiu os links, certo?

 

Três bilionários à procura de uma fórmula

Muita coisa já foi dita sobre o empreendimento de mídia que une Glenn Greenwald ao bilionário Pierre “eBay” Omidyar. O “noticissauro” Alan D. Mutter, porém, faz uma comparação que ainda não vi em lugar algum entre as formas como Omidyar, Jeff “Amazon” Bezos e Warren Buffet adentraram ao gramado da mídia. Aqui.

Gaspari e o radicalismo seletivo

O Companheiro Gaspari, esse radical, em sua coluna de hoje, defende que o Brasil expulse um diplomata britânico em represália à prisão do David Miranda. Beleza. Mas por que ele não exigiu também que os seus patrões do Globo publicassem um editorial protestando contra a intimidação de um jornalista, que, inclusive, trabalha em parceria com o jornal? Argumentos, Gaspari tem de sobra: toda a imprensa britânica tomou posição oficial sobre o caso – até o Financial Times falou dele em editorial (cheio de dedos, mas falou). Sem contar, claro, a Folha de São Paulo, outro jornal em que o Companheiro publica suas colunas. Agora, a pergunta: quem vai se posicionar primeiro, o colunista ou O Globo?

P.S.: E o Estadão, hein? Nada…

Tom menor

Só a Folha escreveu um editorial contra a prisão de David Miranda pela polícia inglesa. Apontou, corretamente, que era um ato para intimidar Glenn Greenwald e qualquer outro jornalista que se meta a besta de revelar segredos que eles considerem importantes (que tipo de segredos são importantes? Ah, isso é segredo. Aliás, por que você está perguntando, ahn?). E que, ao contrário do que acontece entre os mafiosos, por exemplo, família não está fora do escopo da vingança.

Apesar de ter publicado editorial, a Folha não foi flamejante na defesa da liberdade de imprensa como acontece quando o presidente do Equador, Rafael Correa, por exemplo, processa jornalistas. Nesse campo, José Casado, no Globo, foi mais contundente. Pena que o seu texto não tenha sido o editorial do jornal. Mas talvez seja demais pedir algo tão duro com um país do “mundo livre” (um toque retrô no texto…). Talvez Greenwald deva pensar em pôr um pé atrás na sua relação com os veículos da O.G.

De qualquer forma, tanto Folha quanto O Globo, se não levam uma nota alta em defesa da liberdade de imprensa e da cidadania, pelo menos, não ganham zero como o Estadão. Esse nem editorial, nem textos fortes de protesto. Só matéria sobre o ocorrido e mais nada. Quem sabe na edição de amanhã?

Agora, os nossos editoriais….

David Miranda, o companheiro de Glenn Greenwald, aquele coleguinha americano que denunciou a invasão de privacidade do governo dos EUA e seus aliados – com a ajuda de empresas como Facebook, Google, Microsoft etc – foi detido hoje, por nove horas, incomunicável, em Heathrow, em Londres. A acusação? Ora, suspeita de terrorismo, o quê mais?

Aguardo ansioso os editoriais indignados dos grandes jornais e TVs do Brasil contra essa agressão injustificada e injustificável contra um cidadão brasileiro. Aqui o relato de Greenwald sobre este claro ato de intimidação.