Peneirando a PBM-2015 (XIII) – Confiança, por escolaridade, veículos internet

Parafraseando o hino do Maior Clube de Todos os Universos, “quem insiste, sempre alcança”. Assim, finalmente, depois de sete meses (a primeira postagem foi de 12 de abril), acabei de peneirar a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 (PBM-2015), realizada pela Secom da Presidência da República e cujos dados brutos você pode ver (e baixar) aqui. A última numeralha refere-se à confiança em sites, blogs e redes sociais, por escolaridade. Mas não espere muita folga de números e tabelas não – já tenho outras engatilhadas, sem contar, claro, que, se houver uma PBM-2016, ela será devidamente escovada ano que vem.

Assim, vamos à escovadela final !

24_tabelas e gráficos_sites_confiança_escolaridade
Entre os meios de internet, os sites são os que apresentam maior credibilidade, mas isso não quer dizer muito – a Média Brasil é de apenas 30%. Há, porém, uma notável diferença em relação a blogs e redes sociais, os outros dois veículos de mídia, no que se trata da escolaridade: entre a faixa que cursou apenas até a 4ª série do Ensino Fundamental, a credibilidade dos sites fica em 27%, 5 pontos percentuais abaixo do aferido entre os que possuem curso superior, a única faixa que supera a média, ainda assim dentro da margem de erro da pesquisa (que varia de 2% a 4%).

Em outro ponto, porém, os sites se igualam a blogs e redes – entre os tem até o 4º Fundamental, 11% não sabem ou não quiseram responder se confiam ou não nas notícias que veem. Constata-se, mais uma vez, que os que possuem escolaridade mais baixa ainda estão avaliando que bicho é esse de internet.

 

25_tabelas e gráficos_blogs_confiança_escolaridade

Os blogs estão bem abaixo dos sites em termos de confiança do público (25% x 30% na média), os blogs, porém, contam com maior desconfiança entre o público de maior escolaridade. Enquanto os sites obtêm a confiança de 32% entre os que possuem curso superior, esse percentual desaba para apenas 23% no que se refere aos blogs. Em comparação, a diferença é de 5 pp na faixa logo abaixo (Ensino Médio) – 25% x 30% – e 3 pp na faixa até 4º Fundamental (23% a 27%).

 

26_tabelas e gráficos_redes_confiança_escolaridade

Em termos de confiança, as redes sociais não se diferenciam dos blogs – as RS possuem credibilidade de 26% em média (blogs 25%), com variação de apenas 2 pp entre a primeira e a última faixa (entre os blogs, é ainda menor, 1 pp, sendo maior na faixa mais baixa, ao contrário do que ocorre nas redes).