“Copa vai ser um fracasso” vence o King of the Kings de 2014

Confirmando o forte favoritismo, a cascata “Copa vai ser um fracasso” foi a grande vencedora da versão 2014 do King of the Kings, com 20% dos votos, passando a fazer parte do “Hall da Infâmia do KofK”. A segunda colocação, com 17% dos sufrágios, coube a também poderosa competidora “Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobras”, perpetrada pela Veja, uma espécie de Beija-Flor do KofK por estar sempre disputando o título. Veja o “top 5” do mau jornalismo brasileiro em 2014 e, logo abaixo, alguns comentários sobre a competição.

1º “Copa vai ser um fracasso” (Todos os veículos): 24 votos (20%).

2º “Dilma e Lua sabiam da corrupção na Petrobras” (Veja): 21 (17%)

3º “Governo gasta mais com Copa do que com Educação e Saúde” (Agência Pública): 15 (12%)

4º “País pode passar por racionamento de energia” (Estado de São Paulo e Valor): 12 (10%)

5º “Previsões de fracasso da Copa eram da imprensa estrangeira” (TV Globo): 12 (10%).

O total de votos foi de 123.

Agora, os comentários:

1. Essa é a primeira vez que uma cascata é eleita como sendo de “todos os veículos”. Já houve com vários veículos, mas dessa vez a torcida pelo fracasso da Copa foi tão avassaladora que “vários” não comportava a quase unanimidade.

2. A presença do site Agência Pública na (des)honrosíssima terceira colocação marca a entrada na competição de um tipo de site que, em nome do meritório dever de vigiar a aplicação dos dinheiros públicos, faz mesmo é política partidária. Outro exemplo desse tipo de malandragem escondida sob a capa de bom-mocismo é o site Contas Abertas.

3. Outra presença inusual, até hoje, entre o “Top 5” do KofK é o do outrora sério Valor Econômico. Durante a campanha eleitoral de 2014, o jornal jogou pela amurada a máscara de sobriedade e passou a ser comportar como se fosse uma espécie de Folha de São Paulo versão Bovespa.

4. A cascata do Valor (e do Estado de São Paulo, sempre presente no KofK) foi sobre o racionamento de energia que seria quase inevitável em 2014. Essa cascata também obteve um feito inédito: foi a primeira a estar presente no “Top 5” por dois anos seguidos, já que, em 2013, os coleguinhas também juravam que ficaríamos às escuras.

5. Pela primeira vez também uma cascata foi indicada pelos leitores. “Entrevista de Felipão”, publicada pela Folha (um grande competidor que, este ano, não apresentou nenhuma cascata individual, embora tivesse sido uma das grandes divulgadoras da primeira colocada), foi indicada por um leitor. Em 2015, esse tipo de participação será incentivada, como já avisei aqui.

Assim termina mais uma edição do King of the Kings, mas a de 2015 já está em andamento, como você pode ver ao lado.

Anúncios

4 comentários sobre ““Copa vai ser um fracasso” vence o King of the Kings de 2014

  1. Apenas como leitor (não conheço detalhes sobre as pessoas que a tocam), acho que foi maldade comparar a A Pública à CA… 🙂

    • Talvez, mas o comportamento dos dois veículos se assemelha demais – pelo menos na abordagem – para não haver comparações em termos de igualdade.

  2. Pingback: Eleitores apontam ‘Não vai ter Copa’ como maior ‘cascata’ da mídia em 2014 | Blog Interativo

Os comentários estão desativados.