Passarinho-com-Dança

O email interno de Ascânio Seleme comunicando o Passarinho-com- Dança do Globo. Não chegou a ser um passaralho porque algumas pessoas saíram por querer – Orivaldo Perin, Nívea Carvalho e Letícia Helena. E agora sabemos o que o Globo entende por “nacionalizar e modernizar”, termos usados quando três diretores dançaram há um mês (aqui)

“Meus caros,

Depois de seis meses trabalhando sobre uma nova estrutura capaz de fazer o nosso jornal avançar ainda mais no mundo digital, chegamos ao ponto de tocar as alterações necessárias para a sua implantação. No conjunto de movimentações de pessoal na redação, estamos fazendo doze desligamentos e 22 contratações.

Deixam o jornal, depois de muito anos de colaboração efetiva e trabalho duro, os editores Orivaldo Perin, Cristina Alves e Ricardo Mello. Também saem do jornal as editoras assistentes Nivia Carvalho e Leticia Helena. Saem ainda técnicos de tratamento de imagem da Fotografia.

O lugar do Perin em SP será ocupado por Luiz Antonio Novaes, o Mineiro, ex-editor Executivo do jornal.

Maria Fernanda Delmas assume a Economia no lugar de Cristina Alves.

Ana Lucia Azevedo vai para o Globo a Mais em substituição a Delmas.

Gustavo Villela deixa a Economia e assume o Acervo, função anteriormente ocupada por Leticia Helena. Ele continuará exercendo a coordenação do GDA.

Uma das novidades do projeto que estamos implementando a partir de agora, é a criação de uma nova editoria, a Sociedade, que englobará as notícias de Ciência, Saúde, Educação, Digital e Mídia, Religião, Sexo, História. Para chefiar a nova editoria foi convocado o William Helal Filho.

As áreas de cobertura do jornal estão sendo agrupadas por temas. País, Mundo, Sociedade e Esportes serão coordenadas pelos próprios editores. Rio e Bairros serão coordenados pelo Gilberto Scofield. A editora de Economia Fernanda Delmas cuidará também de Carros. Cultura, que abrange o Segundo, a Revista, a TV e o Rio Show será coordenada pela Fátima Sá. E Estilo, que reune Ela, Gourmet e Boa Viagem, passa a ser coordenada pela Ana Cristina Reis.

A coluna Negócios & Cia deixa de existir. Flávia Oliveira passa a assinar nova coluna na editoria de Sociedade duas vezes por semana. Glauce Cavalcanti fica no time da Economia e Dandara Tinoco embarca no projeto Sociedade.

Flavia, que tratará de temas da atualidade, vai se revezar com Cora Ronai e Pedro Doria, que cuidam da área Digital, com Antonio Gois, que terá uma coluna de educação semanal, e outros dois que serão anunciados mais adiante e que versarão sobre Religião e Sexo.

Cleo Guimarães assume em caráter definitivo a coluna Gente Boa.

As contratações a serem feitas, começando já, serão para compor novos times de vídeo, reforçar o site do jornal e robustecer as sucursais de Brasília e São Paulo.

Para Brasília está sendo criada uma nova vaga de repórter. Duas outras já tinham sido criadas no início do ano com o projeto de estágio.

Em São Paulo serão abertas duas vagas de repórter.

Para o site, estão sendo abertas 5 vagas de repórter, para tratar de mediação de comentários e para o reforcar nossa presença no celular, e uma vaga de editor júnior, para auxiliar o time do Eduardo Diniz na capa do site e na coordenação do time de midias sociais.

Uma nova estrutura de vídeo está sendo construída agora com a criação de 10 novas vagas. Uma de editor júnior, 3 de âncora, 3 de produtor de conteúdo e 3 de técnico de mesa. Roberto Maltchik assume a editoria de vídeo e sua vaga em País será preenchida por Cristina Tardáguila. A vaga da Cristina no Segundo será ocupado por Eduardo Fradkin. A editora Inês Amorim mais adiante anunciará o subsitituto de Fradkin.

Vamos ainda abrir espaços no site para novos blogs e colunas.

Essas mudanças são necessárias para que O Globo inicie uma nova etapa na sua longa e vitoriosa trajetória. A partir do dia 24 de março, a redação inaugura um novo fluxo de trabalho, que todos já conhecem mas que será detalhado em reunião geral a ser convocada para a próxima semana.

Era isso, meu caros. Obrigado pela atenção e colaboração de todos”.

Anúncios

2 comentários sobre “Passarinho-com-Dança

  1. Uma coluna de religião…

    • E de sexo…Outra coluna, quero dizer, não a mesma. Bem, eu acho… 🙂

Os comentários estão desativados.