Jornalismo real

Há coleguinhas, porém, que vivem nesse nosso mundo e produzem matérias pertinentes a eles e até mesmo cadernos com várias delas. É o caso do especial de hoje do Globo sobre os 125 anos da Abolição da Escravatura. Os textos dão um amplo painel da situação em que vivem os negros no Brasil, abordando não só a numeralha e a opinião de especialistas, como de praxe, mas também matérias históricas e depoimentos, como o revelador diálogo entre a bisneta de escravos e o bisneto do dono da fazenda em que os ascendentes dela viveram.

Numa das matérias, há uma discreta admissão que as ações afirmativas em favor dos negros – sempre tão combatidas pelo Globo e demais membros do Instituto Milenium – são um sucesso (aplauso, aliás, estrepitoso na coluna do companheiro Gaspari). Essa admissão de erro, embora discreta e não editorial, acaba por demonstrar um dos dramas da oposição hoje no Brasil. Ela apostou no fracasso do projeto de inclusão das últimas administrações do país e perdeu; agora, não tem um projeto para a apresentar a esse país que está emergindo, com força avassaladora.

2 comentários sobre “Jornalismo real

  1. Vc só dala do Globo. Um saco

    • Que posso fazer, Alex? É o único jornal de verdade do Rio, apesar de todo o meritório esforço do Dia. Pelo menos é o único que realmente conta. Triste, mas é a realidade.

Os comentários estão desativados.