O que as Organizações Globo ganham com o mensalão?

Desisto. Vou mesmo precisar de sua ajuda nisso. Confesso que estou há meses tentando entender o motivo do Globo estar imbuído dessa obsessão pela marcação do julgamento do mensalão para este ano e ainda não atinei com ele. Veja a minha linha de raciocínio e me diga onde estou errando.

O que pode acontecer de pior ao Nove-Dedos, o inimigo número 1 das Organizações Globo, e ao PT? Que todos os envolvidos no mensalão sejam condenados, correto? Bem, e daí? Haverá influência desse resultado nas eleições municipais, é certo, mas o quanto o pleito será influenciado é impossível de dizer, pois, pelo menos desde 96, as eleições para prefeito e vereadores não são muito afetadas pelos acontecimentos nacionais, mesmo em grandes centros, o que demonstra o amadurecimento democrático do país. O mais provável é que prejudique a candidatura Haddad, em São Paulo, e, em caso de derrota dela, o fato irá para a conta de N-D, que a bancou praticamente sozinho contra os cardeais petistas de São Paulo (e existe outro tipo?)

Mas, novamente, e daí? Certo, a liderança de N-D seria arranhada internamente, porém, mesmo assim, ninguém ousará contestar sua liderança dentro do partido, ainda mais que ele contará com o apoio de Dilmão e seus mais de 70% de aprovação. Aliás, como já detectaram pesquisas, inclusive tucanas, eleições municipais não influenciam as eleições presidenciais que acontecem dois anos depois – o que bate com a constatação que fiz no segundo parágrafo -, fazendo diferença, no máximo, nas eleições para deputados e senadores, porque prefeitos e vereadores são poderosos cabos eleitorais. Ou seja, o mensalão não vai influenciar a eleição realmente estratégica para as Organizações Globo – a presidencial de 2014.

Assim, por que raios as OG dedica tanto tempo, espaço e manchetes a uma disputa que lhe trará tão poucos dividendos? A única possibilidade em que consigo pensar é de que elas estejam jogando não para 2014, mas para 2018 – tornariam Dilma frágil no Congresso de maneira a fazer do segundo governo dela um fracasso, abrindo caminho para uma volta triunfal dos tucanos ao poder. Pode ser isso, mas essa jogada poderia ser realizada mais tarde e sem tanto desperdício de energia.

Enfim, ainda estou embatucado. Se o amigo/amiga puder me ajudar com seus dotes superiores de análise política, agradeço muito.