A Grécia, os nossos duros anos 80 e uma música com estilo

Olhando para a situação da Grécia, tenho realmente de agradecer por termos sido, por longo tempo, considerados uma bando de cucarachas indisciplinados e preguiçosos, espalhados por um território imenso e selvagem, localizado quase na ponta sul do mundo, bem longe da civilização. Foi graças a isso que passamos 20 anos apenas com a faca do FMI no pescoço e não fomos estuprados como os gregos estão sendo agora – não valíamos a pena.

Uma coisa leva a outra e acabei me recordando de um dos meus grupos favoritos daqueles duros anos 80. O Style Council era formado pelo grande Paul “Modfather” Weller – ex-cabeça do completamente diferente, mas também ótimo The Jam e meu colega de data de aniversário -, Mick Talbot e Steve White (este mais ou menos). O grande momento do SC aconteceu em 1985, quando lançou “Our favorite shop”, disco do qual a minha, a sua, a nossa Pavuna 73 retirou “With everything to lose”, que poderia ser tocada tranquilamente hoje, um quarto de século depois, na Praça Syntagma – peço especial atenção ao efeito obtido por Weller pelo contraste entre a melodia e a letra:

