Pior do que se pensava

Num post anterior, escrevi que a mídia tomou o lugar dos partidos oposicionistas na batalha política contra o governo e que isso era muito ruim, já que a oposição, numa democracia burguesa funcional, deve ser liderada por partidos políticos institucionalizados. Porém, confirmando o ditado de que nada é tão ruim que não possa piorar, os coleguinhas parecem não saber como assumir a missão determinada a eles pelos “barões” da mídia e estão fazendo oposição não apenas ao governo errado, mas a um que já acabou!

Prova dificuldade de exercer o papel para o qual foram escalados é a manchete do Globo de hoje. Os coleguinhas do jornal dos Marinho dedicaram nada menos que quatro páginas para denunciar obras que teriam sido usadas para alavancar a campanha eleitoral de Dilma e estão hoje supostamente abandonadas. Mesmo que essa acusação seja verdadeira – o que as matérias em si e o histórico do jornal estão longe de garantir – ela leva ao quê? À acusação de estelionato eleitoral? Contra quem? Lula, o ex-presidente? Dilma, a atual ocupante do cargo? O PT?

Essa estranha miopia politico-jornalística, a meu ver, tem duas explicações básicas:

1. O tradicional ódio de classe de todos os barões da mídia (e de boa parte dos coleguinhas que acredita fazer parte da mesma classe dos seus patrões)contra o Nove-Dedos. Assim, mesmo longe do poder, N-D precisa ser perseguido, com o olhar rútilo de ódio (como diria Nelson Rodrigues) e seu legado desconstruído, quando não arrastado na lama;
2. O perfil do governo Dilma, que vem firmando uma imagem tecnocrática, afastada do chamado “populismo” tão demonizado nas redações. É precisamente o perfil ao gosto dos “barões” e dos coleguinhas, notadamente os das editorias de economia e política. Agora, depois de defendê-lo desde sempre, não podem atacá-lo ao ser posto em prática pelo inimigo político.

Assim é que, se já era ruim ter uma mídia agindo como partido e liderando a oposição política ao governo, pior ainda é tê-la fazendo muito mal esse trabalho. O governo, é claro, agradece não só o erro de “casting”, quanto a incompetência no exercício do papel.

Anúncios

2 comentários sobre “Pior do que se pensava

  1. Bingo!!!

  2. o Diabo é que esse perfil tecnocrata também é tudo o que sempre pregou certos setores do DEM e do PSDB. Aí eles entram em parafuso na hora de criticar…

Os comentários estão desativados.