O pepino da Marina

Antes de descascar aquele abacaxi que mencionei num outro post, Marina terá descascar um pepino hoje à noite:  que fazer no debate da Globo, hoje à noite.

Se ela sair com tudo pra cima da Dilma, corre dois riscos:

1.Parecer mancomunada com Serra para levá-lo ao segundo turno: A essa altura, todo mundo sabe, inclusive Marina, que a tal “onda verde” foi uma marolinha que só deu esperanças aos tucanos. Assim, se insistir em atacar Dilma com toda força, ficará a impressão que a candidata verde aliou-se a Serra. Isso cria um problema imediato – tanto ela como Serra apresentam um índice de rejeição acima de 40% e uma tabelinha poderá levar parte da rejeição dele para ela, que ficaria um tanto mal na foto pós-eleição. Poderá criar também um problema mais à frente, como explico no item abaixo.

2.Falta de opção em um eventual segundo turno: Caso ajude a levar Serra ao segundo turno, Marina terá fechado a porta a uma negociação com o PT, sobrando-lhe, pois, apenas seguir os tucanos. O abacaxi terá sido descascado, certo, mas ao preço de virar “linha auxiliar” do tucanato, o que poderia abalar a sua liderança nos movimentos sociais de onde é originária e reside sua maior base de apoio.

Por outro lado, se Marina bater demais em Serra, terá ajudado Dilma e os cenários acima mudam, mas apenas um pouco, pois ela parecerá mancomunada com a petista e atrairá a ira dos tucanos – o que não chega a ser nada demais – mas também dos esteios da candidatura de oposição, os veículos de comunicação, que terão uma razoável cabra expiatória para a maior derrota política de sua história. Marina fica também em má posição de negociação, já que, eleita, Dilma, não precisará dela para nada.

E se Marina não bater em ninguém? Certamente preservará capital político, mas arrisca-se a parecer anódina a seu próprio eleitorado e, ainda assim, ser considerada “culpada” pela mídia por uma vitória de Dilma no primeiro turno.

Vida de fiel da balança também é dura, hein, candidata?

Anúncios

2 comentários sobre “O pepino da Marina

  1. Dilma x Aécio x Marina em 2014 será bem mais emocionante.

    • N-D x Aécio x Marina vai ser ainda mais legal. Briga dura mesmo para o N-D.

Os comentários estão desativados.