King of the Kings: chegou a hora de votar na maior cascata de 2009!

Chegou a hora de escolher a maior cascata de 2009! São 13 concorrentes ao troféu virtual King of the Kings e você pode votar na enquete aí do lado em até 3 opções. A votação termina em 5 de fevereiro. Abaixo, para dar uma refrescada na memória, vão os resumos das cascatas concorrentes. Não deixe de votar! (Podem ficar tranqüilos que não vou chatear vocês para votar tanto quanto o Ancelmo Gois, que abusa da paciência dos leitores pedindo para votarem nos tais mulatos e mulatas).

-> Acordo Força Sindical-Fiesp (O Globo): Jornal saiu com manchete afirmando que a Força Sindical e a Fiesp tinham chegado a um acordo sobre a redução de salário e de jornada a fim de presercar os empregos durante a crise. As duas partes negaram a notícia no mesmo dia.

-> Brasileira torturada na Suíça (Blog do Noblat): Brasileira afirmou que fora torturada por neonazistas em estação de trem. Blogueiro do Globo On Line publicou sem apurar. A mulher está sendo processada pela Justiça suíça por falsa acusação.

-> Repatriamento do boxeadores cubanos (Elio Gaspari): Colunista afirmou que governo entregou os atletas aos cubanos. Pouco depois, em entrevista concedida à TV Globo na Alemanha, um dos boxeadores não só desmentiu a informação como afirmou que o governo lhe ofereceu asilo e intermediação para trazer a família. Ele é que recusou por medo de que a manobra não desse certo. Ainda assim, o colunista continua insistindo em sua versão.

-> “Ditabranda” (Folha): Em editorial, o jornal afirmou que os militares que governaram o país entre 1964 e 1985 não promoveram uma ditadura, mas uma “ditabranda”, por não terem apelado para a violência tanto assim.

-> Remoção das favelas (O Globo): Jornal voltou a defender a remoção dos moradores das favelas cariocas para a periferia da cidade, como fizera Carlos Lacerda há mais de 40 anos, criando “favelas horizontais” como Cidade de Deus e Vila Kennedy.

-> Ficha da Dilma (Folha): Jornal publicou como ficha do DOI-Codi em que a ministra da Casa Civil aparecia como tendo planejado o sequestro do então ministro Delfim Netto e participado de outras ações armadas. Depois, o próprio jornal admitiu que não checara a veracidade da ficha.

-> Blog da Petrobras ameaça a liberdade de imprensa (Vários): Cansada de ver suas respostas às acusações que sofriapor parte dos grandes jornais serem ignoradas ou distrocidas, a empresa criou um blog em que mostrava as respostas que enviava Às redações, antes mesmo de as matérias serem publicadas. Após muito chororô dos coleguinhas, a petroleira passou a esperar a publicação das matérias para pôr a sua versão na Rede.

-> “República sindicalista” na Petrobras (O Globo): Jornal tentou provar que a área de publicidade da estatal era dominada por pessoas com história sindical. A empresa demonstrou, em seu blog, que o número de pessoas com esse perfil em cargos de chefia era ínfimo não só no setor, como em toda a empresa.

-> Marina Silva critica política social do governo (Vários): Ministra teria criticado a atuação do atual governo na área social. Ela desmentiu a notícia no mesmo dia de sua publicação.

-> O encontro Dilma-Lina (Vários): Lina Spíndola, ao ser demitida da secretaria da Receita Federal, denunciou ter sido pressionada, em encontro pessoal, pela ministra-chefe da Casa Civil para não realizar pesquisa profunda sobre a família Sarney. Até hoje, ela não conseguiu provar que esteve com a ministra no dia e na hora em que disse ter ocorrido o encontro.

-> Vale x Lula (Vários): O governo teria tentando depor o presidente da Vale porque a empresa não estaria investindo durante a crise. Matérias e mais matérias sustentadas apenas por fontes em off, pois todos os envolvidos negaram várias vezes o problema e nenhum fato o comprovou.

-> César Banjamin acusa Lula de tentativa de estupro (Folha): Em artigo assinado comentando o filme sobre a vida do Nove-Dedos, ex-guerrilheiro afirma que o presidente da República tentou estuprar um rapaz durante a prisão em 1980. O fatode teria sido confessado pelo próprio Lula numa conversa com testemunhas> no entanto, nenhuma delas confirmou o teor das acusações e nenhuma das dezenas de pessoas que estavam na delegacia na época soube da suposta curra.

-> Cobertura do DEMsalão pelos jornais de Brasília (Correio Braziliense e Jornal de Brasília): Nos dois primeiros dias da cobertura do escândalo, os principais jornais da capital federal não mencionaram o nome do governador José Roberto Arruda, apesar de ele ter aparecido na TV recebendo as propinas.

44 comentários sobre “King of the Kings: chegou a hora de votar na maior cascata de 2009!

  1. Ô, seu Ivson!! Com esse amplo leque de alternativas fica difícil escolher. É uma cascata mais inverossímil que a outra! Rárárá! Acho que tem uma correção a ser feita na cascata do Arruda: a frase correta não seria “… os principais jornais da capital federal NÃO mencionaram o nome do governador…”?

    Bom, vou votar na mentira do Lula estuprador. (rárárárárárá! dá vontade de rir sempre que lembro disso).

    Abraços e parabéns pelo seu blog.

  2. Pingback: King of the Kings: chegou a hora de votar na maior cascata de 2009! | Café da Manhã

  3. Poxa…dificílimo esse ano!!!!vamos lá!

  4. Meus três votos, então:

    – Reação ao blog da Petrobras (por pegar no flagra os jornais assumindo que não sabem fazer jornalismo)

    – Ditabranda (pela tentativa de revisionismo, muito mais ampla que uma simples cascata)

    – Encontro Dilma-Lina (por estabelecer o padrão da campanha anti-Dilma que ainda vai dar muitos frutos).

  5. Pingback: 2009: uma Niágara no jornalismo pátrio | Luis Nassif

  6. Posso colocar seu artigo lá no boimatenews e redirecionar a votação pro seu site?

    Abraços,

    Amanda

  7. Isto é impossivel… Como escolher entre ficha falsa publicada na primeira pagian emamnchente defendendo remoção de comunidades em pleno seculo 21! Sinceramente, este é uma daquelas premiações em que todos os concorrentes deveriam ficar com o primeiro lugar!

  8. nas opcoes faltou a “materia” sobre os 67 milhoes de afetados pela gripe suina no Brasil, tb da Falha de SP. alias, talvez o pasquim da barao de limeira merecesse um premio extra “pelo conjunto da obra”…

    • Vinícius, você tem toda a razão! Vacilei em deixar a cobertura histérica da gripe suína de fora. Agora, complica botar na lista. Vou fazer o seguinte: a cobertura fica com menção honrosa, ok?

      • Pois eh, coleguinha

        eu tb votei na tabelinha, mas a Folha esta se tornando hours concours rsrsr

        alias, esse eh o motivo de nao ter materias da Veja, ou vc como eu jah nao considera a Veja “jornalismo”?

        Soh uma coisa chata: indiquei sua enquete para o Paulo Henrique Amorim e ele estah publicando com os creditos para mim…
        Jah mandei varios comentarios pedindo para ele corrigir, mas ateh agora nada.
        Nao foi por mal, nao, viu? Sorry…

        • É, a performance da Folha é “invejável”.
          Desde 2007 a Veja não entra mais na escolha porque nem jornalismo marrom é mais.
          O PHA às vezes fica meio alheio. 🙂 Sem problemas quanto ao crédito. O importante é que a galera vote.

  9. -> “Ditabranda” (Folha)

    -> Ficha da Dilma (Folha)

    > César Banjamin acusa Lula de tentativa de estupro (Folha)

  10. Com prazer: Dilma x Lina; Lula x Benjamin; Ditabranda.

  11. Quero votar em:
    1) Ditabranda (Folha);
    2) Cesar Benjamin (Folha);
    3) Ficha da Dilma (Folha).
    Nossa! a Folha é ouro, prata e bronze!

  12. Acho que foi o caso Dilma x Lina “até que dá um caldo” Spíndola. Que mesmo ela não conseguindo provar o encontro fez com que a oposição afirmasse de pés juntos que ele ocorreu.

  13. Ivson,
    Boas,
    Voto, primeiro, no Gaspari, que em geral sabe das coisas;
    Depois,
    nos jornais de Brasília. Com a concentração da publicidade privada nas redes nacionais, a imprensa regional é refém dos governos locais.
    Finalmente,
    na história do Lula estrupador. Em matéria de baixaria, é um luxo! Mesmo para o criativo duo Folha-Globo.

  14. Difícil… Mas o encontro da Lina com a Dilma, com tentativa de requentar no micro-ondas (“olha, pessoal, achei a agenda…”) é quase hors-concours.

    • Pois é, Silvana…Cascata com prorrogação eu nunca tinha visto…

  15. Os boxeadores cubanos.

  16. Acho que a maior “barriga” foi a notícia da Brasileira torturada na Suíça, publicada no Blog do Noblat…

    o “mico” foi o artigo do Cesar Benjamin acusando o Lula de estupro. Talvez tenha sido a maior bobagem já publicada por um grande jornal brasileiro.

    Mas a grande cascata foi chamar o regime golpista de 64 de “ditabranda”. Isso jamais será esquecido e abalou a imagem e a credibilidade do jornaleco para sempre.

  17. parabéns pela iniciativa, mas tá muito dificil escolher uma. mas a ficha da Dilma é a cara e a alma do PIG.

  18. TÁ FALTANDO MUITA CASACATA NESTA LISTA
    Cadê o grampo sem áudio? …
    ASSIM NÃO PODE ASSIM NÃO DÁ

    • Pois é, Enoque. Ano passado foi pródigo demais e tive que dar uma escolhida, caso contrário, não haveria tabela que chegasse.

  19. Páreo duro, hein?
    MEU VOTO:

    FOLHA DE S.PAULO
    – DITABRANDA
    – FICHA DA DILMA
    – LULA O ESTUPRADOR

    • Por isso botei três opções, Marcos. Mas confesso que já estou achando que deveria ter posto mais.

  20. Cadê a cascata do áudio sem grampo que acusava a bin e pf de espionagem do supremo?

    • O Enoque já tinha lembrado dessa, Luiz, mas, como disse a ele, tive que limar algumas para evitar um aumento desmensurado da lista.
      Bem, já que vocês dois mencionaram a mesma cascata, pô-la-ei (que língua, a nossa!) como menção honrosa, junto com a cobertura da gripe suína (essa foi esquecimento mesmo), ok?

  21. A maior “cascata”do ano foi o encontro de Ministra Dilma com a Lina Serra Maia Jereissati Torres Fortes Dias Cardoso… ela não soube dizer COMO ERA A SALA DA REUNIÃO…

  22. O pessoal da “DITABRANDA” parece que não assistiu aos depoimentos dos homens sérios desse país…eles não sabem quem foi frei Beto, Wladimir Herzog, Manuel Fiel Filho e outras centenas de torturados…ou eles não sabem o que é tortura, senão não teriam emprestado os carros da redação para os torturadores…

    • Uma coisa a gente não pode negar aos veículos de comunicação brasileiros, Ivan: eles mantêm a coerência antipovo desde sempre.

Os comentários estão desativados.