Assim é…

   Para quem quiser mostrar aos leigos como funciona jornal, Conselheira analisa notícia que saiu em três jornais diferentes:

      Pesquisa divulgada ontem (24 de setembro) pela Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) mostrou os países que mais atraem investimentos no mundo. Até aí tudo bem. O problema é descobrir em que colocação o Brasil está neste ranking… Segundo o jornal O Globo, o país está em quinto lugar. “Brasil é o quinto maior destino de investimentos”, diz o título da matéria publicada hoje. Para O Estado de São Paulo, a coisa não vai tão bem: o país está em 14º lugar. O título da matéria é “Brasil é o 14º receptor global de investimentos”. Na matéria do Jornal do Commercio, a situação é mais otimista: o antetítulo destaca que estamos em quarto lugar (“País passou em 2007 da oitava para a quarta posição no fluxo de recursos estrangeiros diretos entre as economias emergentes”). 

      Confuso, não? Explica-se: na pesquisa, o Brasil está em quarto lugar em atratividade de investimentos entre os países emergentes, em quinto lugar no ranking de citações de empresários quanto ao destino preferido de seus investimentos e em 14º lugar no ranking geral de países que mais recebem investimentos diretos. Cada jornal escolheu sua colocação favorita para destacar.

Anúncios

4 comentários sobre “Assim é…

  1. Pode ser complexo de Poliana, mas vejo um lado bom nisso: o que os jornais, às vezes, conseguem fugir daquela mesmice de todos darem matérias iguais, com títulos iguais e enfoques iguais.

  2. Também não acho ruim, Elpydio. São múltiplas visões que desvelam diferentes interesses. Acredito que a revelação desses interesses é muito boa para o distinto público.

  3. Sem dúvida, meu caro. Mudando de assunto, não entra o caso da supermaleta da ABIN na disputa do King Kong?

  4. Taí…Bem lembrado…Vai entrar sim! Valeu!

Os comentários estão desativados.