Saiu na Folha hoje:

Juiz veta publicação de reportagem

Em desdobramento de decisão judicial, a revista mensal “Você S/A”, da Editora Abril, deixou de publicar reportagem de capa que traria informações supostamente desfavoráveis a uma agência de recolocação de executivos, a Dow Right Consultoria em Recursos Humanos.

Em medida cautelar, o juiz Antonio Dimas Cruz Carneiro “condiciona a publicação da matéria à inclusão da resposta da autora [a agência] em seguida a cada fato negativo que lhe for atribuído, observando-se rigorosamente a igualdade de espaço e destaque entre as imputações e defesas”.

Na edição que sai hoje, a revista traz editorial em que o diretor-superintendente Sidnei Basile afirma estar sendo vítima de censura. Procurado pela Folha, ele diz estar impedido de dar informações.

Olha só…Quando na campanha para presidente se briga para dar o mesmo espaço para todos os candidatos, ninguém fala de censura, fala de democracia. Quando juiz aí de cima diz pra a revista que tem que dar o mesmo espaço para a acusada e que a cada acusação tem que corresponder à defesa no mesmo espaço, ele não está censurando nada. Censura é impedir que se diga algo e isto não acontece na decisão.

Vamos tomar cuidado com esse negócio de dizer que tudo o que for para regular a imprensa é censura. Muitas vezes é evitar o clima de vale-tudo em busca da sensação que se está instalando nas redações, que, isto sim, é antidemocrático. Porque quando for censura mesmo, o distinto público pode aquela reação típica do saco cheio: “Hi! Lá vem aqueles jornalistas chatos reclamando de censura de novo! Todo dia é a mesma coisa!”. Muito cuidado!